=)

Sonhos, pensamentos, textos perdidos. Tudo isso, na minha concepção, faz muito mais sentido se for compartilhado. Seja bem-vindo! =)

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Artigo: Novas diretrizes, novos caminhos

O curso de Jornalismo no Brasil agora tomará um novo caminho, o da padronização e melhor capacitação dos profissionais da área. As novas diretrizes do curso foram elaboradas pelo Ministério da Educação e aguarda-se a aprovação do Conselho de Educação.

O fato é que o curso de Jornalismo estava precisando de novas diretrizes, atualizadas e coerentes com a nova realidade. Afinal, a forma de fazer jornalismo modificou-se, basta citar o advento da tecnologia. As últimas atualizações curriculares eram de dez anos atrás, ou seja, modernidade passava longe. Além disso, o curso de jornalismo atualmente é diluído na Comunicação, não sendo um curso especifico que une teoria e pratica.

A partir de 2010 os anseios da classe serão melhor atendidos, já que se a proposta for aceita é irrefutável que o curso ganhará maior autonomia e os profissionais lançados no mercado serão melhores capacitados, já que o relatório propõe: o incentivo à diversidade de projetos pedagógicos, maior integração entre prática e teoria durante a formação e a obrigatoriedade do estágio supervisionado.

No final das contas são novos caminhos que se abrem para os profissionais do jornalismo brasileiro, uma mudança que ameniza o impacto da não obrigatoriedade do diploma e que tenta levantar a estima e a valorização da classe no mercado. Ou seja, a capacitação virá na frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário